fbpx
fjUxXbEFkA

Técnico em edificações: Telhas de cerâmica ou concreto. Qual escolher na sua obra?

A produção de telhas de concreto foi patenteada por Adolf Kroher em 1844, na cidade de Bavaria, na Alemanha. Já no Brasil, iniciou-se em 1976. A primeira máquina de extrusão, utilizada para a fabricação da telha, surgiu em 1919, na Inglaterra.
Como qualquer outro produto, é inevitável a comparação da telha de concreto com a de cerâmica. Segundo a NBR13858-2, a primeira pode absorver até 10% de água, já a última pode chegar até 18% de absorção. Referente ao consumo por m² utiliza-se em média 10,4 telhas de concreto e 18 de cerâmica. Um telhado feito com as de concreto pesa 51,5Kg por m² sendo que o outro chega a 48,9KG por m², porém pode se tornar mais pesado levando em consideração a absorção da cerâmica.
É importante também ressaltar uma característica da telha de concreto que é o seu encaixe perfeito garantindo um alinhamento perfeito e praticidade na montagem do telhado, além de impedir a penetração de água pelas laterais em caso de chuvas com ventos fortes, diferente da de cerâmica que pode sofrer pequenas deformações durante o processo de fabricação.
A respeito da sensação térmica, o Profº Dr. Francisco Vecchia (EESC-USP) concluiu em sua pesquisa que ambas apresentaram um resultado muito semelhante, mas o período de conforto, quando se utiliza a telha de concreto, é maior (das 07h30 às 18h30), pois a cerâmica apresentou melhor resultado somente das 18h30 às 22h30.
Já sobre a resistência à ruptura, a telha de concreto suporta acima de 240 Kgf (kilograma força) e a de cerâmica acima de 130 Kgf. Outro ponto relevante é quanto ao modo de fabricação da telha de concreto que é mais sustentável, pois não precisa passar pelo processo de queima em fornos e não extrai do solo a argila (responsável por filtrar a água), como acontece com a cerâmica.
Parceira do CENTEA, a Brasteto é uma empresa localizada no município de Assis e que atende toda a região. Atua no ramo da construção civil com a produção de telhas de concreto e futuramente com blocos de concreto e pavimentos intertravados, que serão produzidos com equipamentos importados dos Estados Unidos e da Itália.
É uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e com o seu consumidor final o satisfazendo com um produto de qualidade e totalmente ecológico.

Posts relacionados

Abrir conversa
1
Podemos te ajudar?
CENTEA
Inicia aqui uma nova conversa com o setor acadêmico