prolifeengenharia.com.br-acidentes-comuns-em-altura-trabalho-em-altura-nr-35

O QUE É FATOR DE QUEDA?

A relação entre a distância da queda e o comprimento da corda ou talabarte é chamado de fator de queda. O fator de queda foi criado com objetivo de calcular a força de impacto exercida pelo corpo do trabalhador no momento de uma queda.

COMO É CALCULADO O FATOR DE QUEDA?

É uma fórmula bem simples e que não exige de nenhum trabalhador ter que andar com uma calculadora no bolso no seu dia a dia. Vamos a ela:

Fator da queda é igual a altura da queda dividida pelo comprimento do talabarte ou corda.

Classificação

Existem três tipos de fator de queda.

Neste primeiro exemplo o trabalhador conectou o talabarte em um ponto de ancoragem acima dele, deixando-o quase esticado, com uma pequena folga de 30 cm. O trabalhador caiu estes 30 cm sendo amparado por um talabarte de 1,3 m.

Neste segundo exemplo o trabalhador instalou o talabarte em um ponto de ancoragem que está na 13 mesma altura da conexão do cinto. Ele caiu 1,3 metro em que é o tamanho do talabarte em uso.

Neste último exemplo, pelo fato do trabalhador ter instalado o talabarte em um ponto de ancoragem abaixo dele, ele calu o máximo que este tipo de situação 26m pode gerar, ou seja, o dobro da extensão do talabarte, que neste caso é de 2,6 metros, e é proporcionalmente seis vezes maior que a primeira queda.

Fonte: Hércules Equipamentos de Segurança

Posts relacionados