original-887f96387608f5b25e6ded3ef5a599f5

Técnico em Segurança do Trabalho: Gestão de saúde e segurança do trabalho

Segurança é um processo de qualidade que garante a via de mão dupla serviço de qualidade e qualidade da segurança. Nessa perspectiva, se busca garantir procedimentos de operação padrão criando rotinas.
Busca-se através do método P.D.C.A. (Plan, Do, Check, Action), em português: Planejar, Fazer, Checar e Agir, a forma de se garantir uma segurança contínua. Fazer segurança do trabalho depende da formação dessa rotina bem desenvolvida, um método seguro é imposto ao trabalhador, podendo gerar resistência, mas garantindo o funcionamento, e o bom andamento das atividades, assegurando qualidade de vida aos funcionários.

SEGUNDO O ENGENHEIRO JOSÉ RONAN, ESPECIALISTA EM SEGURANÇA DO TRABALHO AFIRMA QUE “A GESTÃO É UMA TAREFA COMPLEXA E COM AS POSSIBILIDADES ATUAIS DEVERIA SER INFORMATIZADA PARA SER DE FATO INTELIGENTE LEMBRANDO AO GESTOR QUAIS PROCEDIMENTOS DEVEM SER EFETUADOS, COMO CAPACITAÇÕES, RENOVAÇÕES DE CURSOS OU MESMO A RENOVAÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO DOS MOTORISTAS DA EMPRESA”.

Uma empresa não pode submeter seus empregados a atividades de risco, sejam elas em quaisquer instâncias, pessoal, ou coletiva. Para se efetivar essa prática segura do dia a dia é necessária uma gestão de saúde e segurança do trabalho, que deveria ser considerada primordial em toda empresa. Essa gestão, feita desde o momento de admissão do empregado, garante que, juntos, planejem e sejam capazes de desenvolver uma atividade sob controle.

José Ronan Simões Ribeiro
Engenheiro Civil + Engenheiro de Segurança do Trabalho

Posts relacionados