Portrait of a handsome pharmacist at the counter of a drugstore, female colleague working in the background.

Técnico em Farmácia: Diversidade de oportunidade em um único curso

O Curso de Técnico em Farmácia se destaca no número de possibilidades no mercado de trabalho, integrante do eixo tecnológico ambiente e saúde, o curso contempla temas diversos como noções de farmacologia e de farmacotécnica, microbiologia, anatomia e fisiologia humana, biossegurança, legislação farmacêutica e sanitária, comercialização, estoques e atendimento ao cliente, controle de qualidade, produção e manipulação de formas farmacêuticas e de cosméticos, entre outros que visam aprimorar a formação do aluno que se dedica ao curso.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, esse profissional “realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias–primas farmacêuticas.
Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando–o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos”.
Com um currículo e atividades tão diversificadas, o resultado é um número elevado de possibilidades para o mercado de trabalho, como drogarias, postos de saúde e de medicamentos, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, unidades básicas de saúde, hospitais, distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

Posts relacionados