fbpx
texto-sds-saude-do-idoso

técnico em enfermagem: Conheça o Curso de Cuidador de Idoso

O que faz um cuidador de Idosos?

Um cuidador de idosos é a pessoa responsável por ajudar nos cuidados de uma pessoa idosa, geralmente contratado por uma família que não tem tempo ou condições de se dedicar a cuidar de um parente idoso. O cuidador de idosos irá acompanhar o idoso em toda a sua rotina, muitas vezes precisando passar a noite no trabalho. Essas condições dependem do acordo feito com os contratantes.

A função do cuidador de idosos é ajudar com necessidades básicas do indivíduo cuidado, como higiene, alimentação, companhia e remédios. O cuidador de idosos deverá dar banho, trocar fralda, trocar roupa, ajudar nos momentos de alimentação, auxiliar com os remédios, fazer companhia, entre outras atividades.

Como atua um cuidador de Idoso?

A rotina de trabalho do cuidador de idosos se baseia em auxiliar o idoso em seu dia a dia como nas refeições, nos banhos, nas horas de distração e na administração dos remédios. Para desempenhar essas atividades, o profissional apresenta um salário médio em torno de R$1.000,00. Atualmente, com o envelhecimento da população, o mercado de trabalho tem se mostrado em expansão.

Onde Atua?

O cuidador de idosos geralmente é contratado por uma família que precisa de um profissional para se dedicar aos cuidados de um ente idoso. Contudo, o cuidador de idosos também pode trabalhar em asilos e casas de repouso. O profissional que opta pela graduação em Gerontologia poderá, ainda, atuar com assistência social, ajudando idosos a enfrentar preconceitos e a lidar com a velhice, além de auxiliar pessoas que sofrem maus-tratos.

Posts relacionados

Abrir conversa
1
Podemos te ajudar?
CENTEA
Inicia aqui uma nova conversa com o setor acadêmico