Gestão da saúde e segurança do trabalho

 

egurança é um processo de qualidade que garante a via de mão dupla serviço de qualidade e qualidade da segurança. Nessa perspectiva, se busca garantir procedimentos de operação padrão criando rotinas.

 

Busca-se através do método P.D.C.A. (Plan, Do, Check, Action), em português: Planejar, Fazer, Checar e Agir, a forma de se garantir uma segurança contínua. Fazer segurança do trabalho depende da formação dessa rotina bem desenvolvida, um método seguro é imposto ao trabalhador, podendo gerar resistência, mas garantindo o funcionamento, e o bom andamento das atividades, assegurando qualidade de vida aos funcionários.

 

Segundo o engenheiro josé ronan, especialista em segurança do trabalho afirma que "a gestão é uma tarefa complexa e com as possibilidades atuais deveria ser informatizada para ser de fato inteligente lembrando ao gestor quais procedimentos devem ser efetuados, como capacitações, renovações de cursos ou mesmo a renovação da carteira nacional de habilitação dos motoristas da empresa".

 

Uma empresa não pode submeter seus empregados a atividades de risco, sejam elas em quaisquer instâncias, pessoal, ou coletiva. Para se efetivar essa prática segura do dia a dia é necessária uma gestão de saúde e segurança do trabalho, que deveria ser considerada primordial em toda empresa. Essa gestão, feita desde o momento de admissão do empregado, garante que, juntos, planejem e sejam capazes de desenvolver uma atividade sob controle.

 

JOSÉ RONAN SIMÕES RIBEIRO
Professor Centea em Edificações
Engeheiro Civil e Engenheiro de Segurança do trabalho