O mercado do ramo farmacêutico

 

O mercado farmacêutico em nossa região está em atual expansão e evidente consolidação. Além da inauguração de grandes redes de drogarias, percebemos também a instalação de indústrias no setor. Em ambos os casos há um problema: dificuldade de encontrar mão de obra qualificada.

 

Griselda Mencacci, empresária do ramo, afirma que não há profissionais disponíveis, e na seleção de funcionários, quando a pessoa tem perfil é necessário capacitá-la desde o be-a-ba, para, em seis meses, conseguir chegar a um profissional razoável, capaz de atuar no balcão de atendimento ou na produção de medicamentos.

 

Nesta perspectiva, o curso técnico de Farmácia ajudará no suprimento desta demanda. Para Griselda certamente este profissional "entrará mais seguro, pois esta área é um dragão de sete cabeças com tantos termos técnicos diferentes e difíceis que as pessoas não estão habituadas.

 

Se já se tem uma base teórica e prática com certeza terá outro trato com a rotina farmacêutica". Mencacci conta ainda que em 26 anos atuando no ramo nunca teve um técnico de farmácia na sua empresa, houveram até bacharéis em direito na produção, mas certamente seria o diferencial, "não se contrata este profissional por não se encontrar em nossa cidade".

 

Por toda a mudança no cenário local do ramo houve uma alteração do comportamento do cliente, mais criterioso, faz com que o trato ao consumidor e a dispensação de medicamentos tenha de ser feita de modo a agradar, pois onde há concorrência os detalhes fazem a diferença.

 

A empresária acredita que o curso técnico é uma ponte para o mercado profissional, que garantirá inclusive estabilidade financeira, e pode ser o início do caminho para a graduação, "eu fiz técnico de auxiliar em laboratório e fez muita diferença na minha trajetória profissional, inclusive quando fui prestar vestibular, eu estava mais preparada". Griselda finaliza deixando um recado: "Sem luta não há vitória!"

 

As pessoas que querem se qualificar tem que partir para o técnico, é sacrificante a jornada dupla de trabalho e estudo, mas você colherá frutos mais tarde!

 

GRISELDA MENCACCI
Farmacêutica e Empresária